sexta-feira, 24 janeiro 2025

MP-PR recomenda suspensão imediata de concursos em Bom Sucesso por suspeitas de irregularidades na banca organizadora

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) expediu uma recomendação administrativa ao Município de Bom Sucesso para que suspenda imediatamente os dois concursos públicos em andamento. A medida se dá em razão de possíveis irregularidades da empresa contratada como banca organizadora, que é responsável pela realização dos certames para preenchimento de cargos efetivos e empregos públicos de nível fundamental, médio e superior na Prefeitura.

Após receber denúncias, a 1ª Promotoria de Justiça de Jandaia do Sul instaurou um inquérito civil para apurar a contratação do Instituto Social Univida – Centro Universitário Unifamma, responsável pelos Concursos Públicos 001/2024 e 002/2024. Entre os pontos de investigação está a suposta falta de reputação ética e profissional indiscutível por parte da organizadora, o que levanta dúvidas sobre a regularidade dos processos seletivos em questão.

A recomendação do MP-PR orienta a imediata suspensão dos concursos e que a Prefeitura não realize qualquer pagamento à banca contratada até que as investigações sejam concluídas. A orientação inclui ainda a preservação dos valores recolhidos como taxa de inscrição, visando um eventual ressarcimento aos candidatos em caso de cancelamento dos certames.

Veja também:  Com 56.392 inscritos, concurso público da Sanepar registra maior número de participantes da história

Histórico de irregularidades

A Univida já foi alvo de questionamentos em outros municípios onde atuou como organizadora de concursos. Em cidades como Ourizona e Guaratuba, no Paraná, e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, os concursos organizados pela mesma instituição foram suspensos ou anulados por suspeitas de irregularidades e fraudes.

Em Guaratuba, uma decisão judicial a partir de ação civil do Ministério Público determinou a suspensão do concurso da Câmara Municipal devido a indícios de favorecimento a vereadores e pessoas ligadas ao órgão. Relatos de tumultos nos locais de prova, uso de celular nos banheiros e ausência de detectores de metais também foram fatores decisivos para a suspensão.

Providências e prazos

O MP-PR encaminhou a recomendação ao prefeito em exercício de Bom Sucesso, que terá o prazo de 10 dias para informar à Promotoria de Justiça sobre as medidas tomadas em relação à suspensão dos concursos. A orientação busca garantir a transparência e regularidade dos processos seletivos, evitando que situações semelhantes às ocorridas em outros municípios se repitam em Bom Sucesso.

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui