sexta-feira, 24 janeiro 2025

Ozempic manipulado está relacionado a 10 mortes e hospitalizações nos Estados Unidos

A Novo Nordisk, farmacêutica responsável por medicamentos como a semaglutida, presente no Ozempic e Wegovy, confirmou que está ciente de relatos sobre 10 mortes e 144 hospitalizações relacionadas ao consumo de versões falsificadas de seus produtos. Os casos, registrados nos Estados Unidos, envolvem pessoas que tomaram cópias desses remédios, usados para emagrecimento e controle de diabetes, conforme informações da Reuters.

A Novo Nordisk pediu à FDA (Food and Drug Administration) que proíba as farmácias de manipulação de fabricar versões falsas de seus medicamentos, argumentando que esses produtos são muito complexos para serem produzidos com segurança fora dos canais formais. A empresa expressou grande preocupação com a venda de cópias não aprovadas pelo FDA e pela Anvisa de semaglutida, além de informações incorretas sobre os medicamentos GLP-1, usados no controle da glicemia e no tratamento da obesidade.

Em uma nota à imprensa, a farmacêutica destacou os riscos à saúde causados por essas versões manipuladas. Segundo a Novo Nordisk, 144 pessoas nos Estados Unidos foram hospitalizadas e 12 morreram após o uso de versões falsas de semaglutida. A FDA alertou que esses números podem ser apenas a ponta do iceberg, já que muitos casos de reações adversas a medicamentos irregulares não são devidamente reportados.

A Anvisa está avaliando as informações sobre a venda irregular de semaglutida no Brasil. No entanto, a Novo Nordisk afirmou não ter conhecimento de casos de mortes relacionados ao uso dessa substância no país até o momento. A empresa continua monitorando a situação e reforça a importância do uso de medicamentos apenas por meio de fontes confiáveis e reguladas.

Veja também:  Ditão Pupio, é eleito prefeito de Jandaia do Sul

No mercado, existem algumas opções de canetas injetáveis utilizadas no tratamento da obesidade e controle de peso. As principais são:

Ozempic (semaglutida) – Originalmente desenvolvido para tratar diabetes tipo 2, também é utilizado no controle de peso em pessoas com obesidade ou sobrepeso. Ele ajuda a reduzir o apetite e a ingestão de alimentos.

Wegovy (semaglutida) – Também contém semaglutida, mas é especificamente aprovado para o tratamento da obesidade. É muito semelhante ao Ozempic, mas com uma dosagem diferente.

Saxenda (liraglutida) – Um medicamento da mesma classe do Ozempic e Wegovy (agonistas do GLP-1), utilizado para controle de peso em adultos com obesidade ou sobrepeso. Ele age reduzindo o apetite.

Essas canetas são geralmente usadas por meio de injeções subcutâneas e devem ser prescritas por um médico. Elas atuam de maneira semelhante, ajudando no controle do apetite e na redução da ingestão de alimentos, promovendo a perda de peso. No entanto, é importante que o uso seja acompanhado de mudanças no estilo de vida, como uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento para emagrecimento.

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui