quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Com 56.392 inscritos, concurso público da Sanepar registra maior número de participantes da história

Com 56.392 inscritos, o concurso público da Sanepar 2024 bateu recorde histórico de inscrições, superando o número registrado no último certame de 2013, que teve 37.936 candidatos – um aumento de 48,6%. O concurso visa preencher 102 vagas imediatas, além de formar um cadastro de reserva, com as provas agendadas para o dia 17 de novembro, em diversas cidades do Paraná.

Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar, afirmou que a grande procura reflete o desejo de muitas pessoas por um futuro promissor na empresa. “Essa marca extraordinária reflete a ambição de milhares de cidadãos que sonham em fazer parte da maior e melhor empresa de saneamento do país”, destacou.

Fernando Guedes, diretor administrativo, enfatizou que a Sanepar é vista como uma empresa sólida e atraente, que oferece salários justos, benefícios e a chance de contribuir para o crescimento de uma grande companhia. “É mais do que uma oportunidade de trabalho, é um verdadeiro projeto de vida para quem ingressa”, completou.

Inclusão e Diversidade – Um aspecto importante deste concurso é a oportunidade de inclusão. Foram registradas 4.916 inscrições de candidatos negros, 1.064 de pessoas com deficiência (PcD) e 217 mulheres vítimas de violência doméstica. Pela primeira vez, o concurso também ofereceu isenção de taxa para 8.265 pessoas de baixa renda, vinculadas ao Cadastro Único, além de cidadãos que prestaram serviço eleitoral ou que são doadores de sangue e medula óssea.

Veja também:  Maior programação de shows gratuitos do Brasil começa nesta sexta no Verão Maior Paraná

Essas ações reforçam o compromisso da Sanepar com práticas de Gestão Ambiental, Social e Governança (ASG), além de seu foco em Diversidade, Equidade e Inclusão. Fátima Aparecida Vieira Techy, presidente da Comissão Técnica de Concurso Público 2024, destacou que esse processo reflete o DNA da Companhia, que busca promover cidadania e solidariedade.

Ela ainda ressaltou que, pela primeira vez, o concurso oferece cotas para mulheres vítimas de violência doméstica, com 217 inscrições, o que é visto como uma oportunidade valiosa para essas mulheres reconstruírem suas vidas com dignidade.

Próximos Passos – As provas ocorrerão em 17 de novembro, e o resultado final está previsto para ser divulgado em 19 de dezembro, no site do Instituto AOCP, responsável pela execução do concurso. Em janeiro de 2025, os candidatos negros aprovados passarão por uma avaliação de pertencimento racial. Candidatos com deficiência também passarão por uma avaliação de aptidão para contratação. Quem não se enquadrar nas cotas continuará no processo como parte da ampla concorrência.

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui